sábado, 27 de outubro de 2012

As TIC na Educação



Atividade 1
Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.



ticsnaquimica.blogspot.com





Sabe-s que as TIC’s possibilitam a melhoria de qualidade em diversos aspectos dos negócios atualmente .  Pode-se ainda destacar a promoção de produtos bem como uso de novos canais de venda e distribuição, possibilitando novas oportunidades de negócios. Mas como em outras épocas, neste momento, há uma expectativa grande de que as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – nos trarão, também, soluções rápidas para a melhoria da qualidade na educação. Porém, entendemos que se a educação dependesse somente de tecnologias, já teríamos achado as soluções para essa melhoria há muito tempo porque a sociedade  vive um momento de  grandes mudanças: tecnológicas, culturais e científicas  não se restringindo somente  aos novos usos de determinados equipamentos ou produtos tecnológicos. Isso se cria novas formas de distribuição de condutas e faz surgir maneiras  diferentes de aprender e a  disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de mudanças diversas na sociedade, , na economia, na cultura e, principalmente , na educação, em especial, perante os conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de

Concordo quando dizem que comunidade escolar se depara com três caminhos: repelir as tecnologias e tentar ficar fora do processo; apropriar-se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo; ou apropriar-se dos processos, desenvolvendo habilidades que permitam o controle das tecnologias e de seus efeitos.  Nesse novo contexto,  a escola  não é mais a primeira fonte de conhecimento , deve-se levar em consideração as descobertas advindas da convivência social e grupal do aluno, por isso  e  professor não é mais  o detentor do saber. Assim, a educação  precisa  rever suas metas e posicionamentos. É preciso   despertar no aluno a capacidade de gestão do conhecimento, desenvolvimento de competências afetivas e sociais, ou seja é preciso repensar a cultura  da  aprendizagem. A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação e, em especial, perante os conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de

Acreditamos que a escola, em relação às TIC, precisa estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma significativa, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo às mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem a reelaboração e a reconstrução do processo ensino-aprendizagem.
SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. et al. (Org). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.


Educ. rev.  no.28 Curitiba July/Dec. 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário