Atividade 1
Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.
Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.
ticsnaquimica.blogspot.com
Sabe-s que as
TIC’s possibilitam a melhoria de qualidade em diversos aspectos dos negócios
atualmente . Pode-se ainda destacar a
promoção de produtos bem como uso de novos canais de venda e distribuição,
possibilitando novas oportunidades de negócios. Mas como em outras épocas,
neste momento, há uma expectativa grande de que as Tecnologias de Informação e
Comunicação – TIC – nos trarão, também, soluções rápidas para a melhoria da
qualidade na educação. Porém, entendemos que se a educação dependesse somente
de tecnologias, já teríamos achado as soluções para essa melhoria há muito
tempo porque a sociedade vive um momento
de grandes mudanças: tecnológicas, culturais e científicas não se restringindo somente aos novos usos de determinados equipamentos
ou produtos tecnológicos. Isso se cria novas formas de distribuição de condutas
e faz surgir maneiras diferentes de
aprender e a disseminação do uso de
tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de mudanças
diversas na sociedade, , na economia, na cultura e, principalmente , na
educação, em especial, perante os conhecimentos que precisamos incorporar e
lidar em sala de
Concordo
quando dizem que comunidade escolar se depara com três caminhos: repelir as
tecnologias e tentar ficar fora do processo; apropriar-se da técnica e
transformar a vida em uma corrida atrás do novo; ou apropriar-se dos processos,
desenvolvendo habilidades que permitam o controle das tecnologias e de seus
efeitos. Nesse novo contexto, a escola não é mais a primeira
fonte de conhecimento , deve-se levar em consideração as descobertas
advindas da convivência social e grupal do aluno, por isso e
professor não é mais o detentor do saber. Assim, a educação
precisa rever suas metas e posicionamentos. É preciso despertar
no aluno a capacidade de gestão do
conhecimento, desenvolvimento de competências afetivas e sociais, ou seja é
preciso repensar a cultura da aprendizagem. A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de
atividades, coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na
sociedade, na economia, na educação e, em especial, perante os conhecimentos
que precisamos incorporar e lidar em sala de
Acreditamos que a escola, em relação às TIC, precisa estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma significativa, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo às mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem a reelaboração e a reconstrução do processo ensino-aprendizagem.
SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. et al. (Org). Tecnologias para transformar a
educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Educ. rev. no.28 Curitiba July/Dec. 2006

Nenhum comentário:
Postar um comentário