quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Educação




EDUCAÇÂO
Verdade ou faz de conta?

weekbahianoticias.blogspot.com

Há um tempo atrás sentia-me realizada em ser PROFESSORA, mas agora com tantas mudanças em leis, governos tiranos e direção escolar que pensa só em leis e esquecem o lado humano e  sentimental, percebo que a educação acabou por exercer o papel da família de educar as crianças, pacificar os conflitos, ser psicólogos e ainda fazer com que o aluno aprenda,mesmo sem ele quer. Quando li a pesquisa da  Unesco sobre ‘os  Professores do Brasil ‘que  revelou dados curiosos sobre o jovem que procura a carreira de professor hoje no Brasil, que  são de classes mais baixas e fez sua formação em escolas públicas.Percebo que há um certo descaso com a EDUCAÇÃO, por que são licenciaturas menores e mais baratas. Nota-se que,certamente as nossas lideranças não passaram pela escola. Recordo  de um artigo lido, na revista Veja,  faz algum tempo em Cláudio de Moura Castro, dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite. E quando a professora do Paraná disse que  esse grau já ultrapassou, porque é tanta cobrança que as vezes não temos tempo de "viver dignamente" com a família ou amigos, ter uma vida social. trabalho seriamente, por acreditar que a educação ainda é o CAMINHO,  mas estou revoltada com o que o governo do estado está fazendo com a educação. Passar alunos que não merecem, não se esforçam, não querem ser promovido é um verdadeiro absurdo e o pior é formar "ignorante" para que no futuro esse aluno não seja capaz de dar opinião ,será mais um a trocar o voto por nada.
Estou indignada!
Luzia Nunes. 

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mãe de todos nós

poemasesonetos.arteblog.com.br
poemasesonetos.arteblog.com.br
poemasesonetos.arteblog.com.br
poemasesonetos.arteblog.com.br


nossasenhoradasvitorias.com.br


floresemcasa.blogspot.com

domingo, 28 de outubro de 2012

Poesia






 brunojpteixeira.blogspot.com


A MULHER E A ROSA

Singela é a flor,
Perfumada é a Rosa,
Vermelha sua cor
Na roseira viçosa
 
Pétalas aveludadas
Dolorosos seus espinhos,
Ao amanhecer estão orvalhadas,
Rosas momentos de carinhos.
 
Brancas, amarelas, lilás.
Rosas grandes, pequenas, miudinhas,
Todas inspirações para poetas,
Rosas de plebéias e rainhas
 
Declaração de amor, uma Rosa!
Símbolo de uma grande paixão.
Rosa bela e misteriosa,
Mas seu espinho fere nossa mão
 
A minha, a tua, a nossa Rosa,
A Rosa que não é de ninguém,
Flor mágica e esplendorosa,
Tal a mulher é a Rosa, e os espinhos que tem!
Ubirajara



 culturamix.comhospedagem de sites html


aureacomics.blogspot.comhospedagem de sites html


"O ESPÍRITO SANTO É O SENHOR DA SABEDORIA" Se um dia tiveres sem saída diante de tantos problemas e dificuldades em tua vida, peça ao amigo Espírito Santo: "Dai-me sabedoria !!!" O Espírito Santo te responderá, honrará a tua fé e o teu pedido. E terás nova visão e nova motivação para continuar forte na caminhada, nova iluminação para tua jornada. O Espírito Santo é Senhor da sabedoria e derrama desta fonte divina sobre nós renovando a fé, a força e a esperança. Ele nos doa um espírito de sabedoria ! Ele nos doa um espírito de vencedor ! Autora: Kátia Regina Corrêa Santos Escrito em: 21.07.2012 hospedagem de sites html acesso em 27/10/2012


O Espírito Santo é como essa imagem Caminhos que nos levam à sabedoria, a paz e a esperança. AMO-O!

O professor e a mídia


biaratesnoamazonas.blogspot.com




Atualmente o  papel dos professores é levar o aluno a aprender para conhecer, o que pode ser traduzido por aprender a aprender, em que o aluno é capaz de exercitar a atenção, a memória e o pensamento autônomo, segundo o professor Vicente Martins em se artigo é a forma de Como desenvolver a capacidade de aprender”. Mas como trabalhar com aquele o aluno que diz “vim pra escola porque meu pai me obriga, senão ele vai preso”? As maiores dificuldades dos docentes residem hoje nas cobranças  e também em criar estratégias para que esse aluno se interesse pelo aprender. O docente passou a ser ,neste  novo século, um mediador  e não o dono de todos os saberes, capaz de dar respostas para tudo. Primeiro porque que os tempos mudaram e segundo, o seu aluno está inserido num mundo com tecnologias avançadas e que ele brinca com ele sem perceber que está aprendendo, sem regras.
Já o professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens, e as diversas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias para poder fazer com que sua aula fique mais interessante. Então a Tecnologia é a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de procedimentos e recursos para a solução de um problema no nosso cotidiano capaz de diminuir as distancias e trabalhar a interação entre família x escola  e aluno/ professor/ escola inclusive para contornar situações desafiadoras em sala de aula.
De acordo com Gadotti, o professor deve ser um aprendiz permanente e um organizador da aprendizagem. Esclarecemos que um ambiente de aprendizagem não pode se transformar em mero transmissor de informações, mas, na efetivação da comunicação e construção colaborativa do conhecimento.
salaaberta.com


Fonte:

sábado, 27 de outubro de 2012

As TIC na Educação



Atividade 1
Produza um pequeno texto que sintetize suas reflexões acerca da temática estudada. Na produção desse pequeno texto, cada cursista terá a oportunidade de exercitar a sua capacidade de síntese. Ao produzi-lo, considere as orientações que inserimos a seguir.



ticsnaquimica.blogspot.com





Sabe-s que as TIC’s possibilitam a melhoria de qualidade em diversos aspectos dos negócios atualmente .  Pode-se ainda destacar a promoção de produtos bem como uso de novos canais de venda e distribuição, possibilitando novas oportunidades de negócios. Mas como em outras épocas, neste momento, há uma expectativa grande de que as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – nos trarão, também, soluções rápidas para a melhoria da qualidade na educação. Porém, entendemos que se a educação dependesse somente de tecnologias, já teríamos achado as soluções para essa melhoria há muito tempo porque a sociedade  vive um momento de  grandes mudanças: tecnológicas, culturais e científicas  não se restringindo somente  aos novos usos de determinados equipamentos ou produtos tecnológicos. Isso se cria novas formas de distribuição de condutas e faz surgir maneiras  diferentes de aprender e a  disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de mudanças diversas na sociedade, , na economia, na cultura e, principalmente , na educação, em especial, perante os conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de

Concordo quando dizem que comunidade escolar se depara com três caminhos: repelir as tecnologias e tentar ficar fora do processo; apropriar-se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo; ou apropriar-se dos processos, desenvolvendo habilidades que permitam o controle das tecnologias e de seus efeitos.  Nesse novo contexto,  a escola  não é mais a primeira fonte de conhecimento , deve-se levar em consideração as descobertas advindas da convivência social e grupal do aluno, por isso  e  professor não é mais  o detentor do saber. Assim, a educação  precisa  rever suas metas e posicionamentos. É preciso   despertar no aluno a capacidade de gestão do conhecimento, desenvolvimento de competências afetivas e sociais, ou seja é preciso repensar a cultura  da  aprendizagem. A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação e, em especial, perante os conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de

Acreditamos que a escola, em relação às TIC, precisa estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma significativa, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo às mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem a reelaboração e a reconstrução do processo ensino-aprendizagem.
SANCHO, J. M.; HERNANDEZ, F. et al. (Org). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.


Educ. rev.  no.28 Curitiba July/Dec. 2006

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Visita a ilheus


Viagem a Ilhéus Bahia - Brasil  em 07/10/2012
Olha só que lugar lindo.
Praia de ilhéus
  
 https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcROYLSkUC2h7x92PYZzMTm7ROYWk_v_VQbOiQ_rmAbF2hcNk5_F
Cristo junior de Ilhéus

 guiadatemporada.blog.br

Obras de Jorge Amado




 Vista da igreja da escada da casa de Jorge Amado
 Casa de Jorge Amado
 Igreja d Ilhéus

Bahia

praia de Ilhéus

Fim de tarde na praia de Itacaré-Bahia-Brasil

Olha que fofo desse quadro

Quadros da parede do hotel Aldeia da praia

Enfeite da mesa do café da manhã feito de melancia

praia dos Milionários- Aldeia da praia Bahia

Casa de Jorge Amado

Tarde em Ilhéus num dia de chuva

Centro de Ilhéus

Obras de Jorge Amado

Bar do Seu Nascib


mapa do voo