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Segunda Geração do Modernismo
O filho do século – Murilo Mendes
Nunca mais andarei de
bicicleta
Nem conversarei no portão
Com meninas de cabelos cacheados
Adeus valsa "Danúbio Azul"
Adeus tardes preguiçosas
Adeus cheiros do mundo sambas
Adeus puro amor
Atirei ao fogo a medalhinha da Virgem
Não tenho forças para gritar um grande grito
Cairei no chão do século vinte
Aguardem-me lá fora
As multidões famintas justiceiras
Sujeitos com gases venenosos
Nem conversarei no portão
Com meninas de cabelos cacheados
Adeus valsa "Danúbio Azul"
Adeus tardes preguiçosas
Adeus cheiros do mundo sambas
Adeus puro amor
Atirei ao fogo a medalhinha da Virgem
Não tenho forças para gritar um grande grito
Cairei no chão do século vinte
Aguardem-me lá fora
As multidões famintas justiceiras
Sujeitos com gases venenosos
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É a hora das barricadas
É a hora da fuzilamento, da raiva maior
Os vivos pedem vingança
Os mortos minerais vegetais pedem vingança
É a hora do protesto geral
É a hora dos vôos destruidores
É a hora das barricadas, dos fuzilamentos
Fomes desejos ânsias sonhos perdidos,
Misérias de todos os países uni-vos
Fogem a galope os anjos-aviões
Carregando o cálice da esperança
Tempo espaço firmes porque me abandonastes.
É a hora da fuzilamento, da raiva maior
Os vivos pedem vingança
Os mortos minerais vegetais pedem vingança
É a hora do protesto geral
É a hora dos vôos destruidores
É a hora das barricadas, dos fuzilamentos
Fomes desejos ânsias sonhos perdidos,
Misérias de todos os países uni-vos
Fogem a galope os anjos-aviões
Carregando o cálice da esperança
Tempo espaço firmes porque me abandonastes.
1. A poesia
de Murilo Mendes pertence ao livro O visionário, publicado em 1941 e que
contém, portanto, poesias escritas na década de 1930. Que fatos históricos
caracterizam essa década?
2. No poema
de Murilo Mendes, os versos apresentam tempos verbais do passado, do presente e
do futuro.
a) Destaque
um verso que indique uma ruptura já concretizada. Explique seu significado.
b) Destaque
um verso que contenha um verbo no futuro e explique seu uso.
c) Destaque
um verso que represente uma síntese do momento presente.
3. O poema
de Murilo Mendes é escrito em primeira pessoa. Você diria que sua temática é
individualista ou de caráter universal? Justifique.
4. Em um
determinado verso, o poeta abre diálogo com o Manifesto do Partido Comunista,
escrito por Marx e Engels. Qual é o verso?
5.
Formalmente, o texto revela características modernistas ou se enquadra em
padrões mais tradicionais? Justifique.
Extraído
de:
NICOLA,
José de. Português: ensino médio, volume 3. São Paulo: Scipione, 2005.
Exercícios 2
Logo nos primeiros versos, o
eu lírico se despede de algumas coisas. Pensando no contexto de produção desse
poema, qual seria a razão dessas despedidas?
2- Há na composição do poema
um recurso utilizado pelo poeta que confere ao texto um caráter dramático, de
urgência. Que elemento é esse?
3- O verso livre é um recurso
que atribui ao poema um ritmo de quase manifesto contra os tempos de
dificuldade. Como se pode caracterizar a utilização do verso livre nesse poema?
4- O aglomerado de palavras
em alguns versos em que é abolido o uso da vírgula gera tensão no poema e
sobreposição de significados pertencentes a termos que se aproximam semanticamente.
Destaque um verso que ilustre essa afirmação.
5- A junção das palavras “anjo” e “aviões” remete a uma imagem apocalíptica.
Que imagem é essa?
6- O verso final refere-se a
um “tempo espaço firmes”. Tendo como referencia um sentido bíblico e
apocalíptico com o qual os horrores da guerra são vistos, que interpretação se
pode dar a essa imagem?
RESPOSTAS 2
1- o eu lírico se despede de coisas e situações que não
mais caracterizam os tempos em que vive. O”puro amor”, as “tarde preguiçosas” e
a valsa entre outros elementos, não mais representam a realidade de destruição
resultante dos tempos de guerra.
2- A Anáfora presente nos versos que começam com a
expressão “É a hora” e que contrasta com a anáfora dos versos que começam com “Adeus”,
no inicio do poema. Estes se referem ao passado, e aqueles, ao presente.
3- Os versos livres nesse poema aproximam a fala do eu
lírico da prosa e da linguagem falada. Outro aspecto que merece destaque é que
há, em cada verso, certa unidade de sentido. Istoé, em cada verso surge uma idéia
que vai estabelecendo, com a seqüência de versos, um ritmo e um significado
cumulativo.
4- Pessoal
5- Os aviões que despejam as bombas sobre os homens são
aproximados da imagem de anjos, mas não aqueles que protegem. Nesse sentido,
temos retomada no poema a imagem apocalíptica do anjo da morte que vem ao mundo
para destrui - lo nos tempos do Juízo final.
6- È importante lembrar que o poema não faz menção a um
tempo ou a um espaço definidos. Vista assim
em seu sentido absoluto, a expressão “tempo espaço firmes”- isto é, que não
oscila, não se transforma- pode ser interpretada como referencia a uma entidade
divina, a um Deus.
Nesse poema o eu lírico está: Preocupado ou desconsolado?
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